terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Greve no porto de Setúbal afeta a AutoEuropa (maior contribuinte individual para o PIB de Portugal)

Porque é que a greve dos estivadores (trabalhadores que carregam os navios) foi tão mediatizada pelos meios de comunicação social? E porque é que o governo português teve tanto interesse (apesar de muita demora em agir...) em "sentar à mesma mesa" as empresas que contratam estes estivadores, os próprios estivadores, e os sindicatos que os representam?

Porque é através do porto de Setúbal que a AutoEuropa, maior empresa privada, em produção de riqueza, exporta a quase totalidade da sua produção para o estrangeiro....
E esta empresa tem muito poder....são muitos postos de trabalho, articulação entre empresas e produção industrial que são asseguradas por esta unidade...

Mas acabou por ser o pressing desta empresa que ajudou a finalizar o conflito entre os estivadores e as empresas que os contratam....e finalmente tiveram direito a ter um contrato de trabalho, ao invés de andarem continuamente há anos a serem contratados (e despedidos) a cada dia....para no dia seguinte o processo se repetir...